Brasão

Central de Atendimento

Mais informações do protocolo 1563986562026

Data de criação: 23/01/2026

Dados gerais

Protocolo: 1563986562026

Assunto: IMÓVEIS COM ACÚMULO DE LIXO E MATERIAIS INSERVÍVEIS

Status: Concluída

Descrição:

Solicita fiscalização nesta residência devido o descaso com o imóvel, acumulo de lixos e matérias inservíveis, propiciando a proliferação de bichos e animais peçonhentos. Ressalta que os moradores próximos tem encontrado escorpiões. Pede agilidade

Comunique-se

Nenhum comunicado disponível

Endereço

Rua Albino Aurélio Dias, ao lado nº 265. 18078440 - Parque Vitória Régia.

Resolução

Data de fechamento: 23/01/2026

Resolução:

Prezado (a) Munícipe;

Agradecemos o seu contato. Enviaremos uma equipe ao local, para as devidas orientações a fim de evitar a presença de animais peçonhentos no imóvel e a transmissão de zoonoses. Informamos ainda que Divisão de Zoonoses não aplica veneno contra escorpiões, em atenção às diretrizes do Ministério da Saúde. O hábito do escorpião de se abrigar em frestas de parede, embaixo de materiais, em fendas e rachaduras, aliado à sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, tornam o tratamento químico ineficaz. Inclusive, ele possui a capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período, assim ele se esconde para não ter contato com o veneno. A aplicação de produtos químicos e venenos não são indicados por causarem o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação desses produtos, aumentando o risco de acidentes.
Seguem algumas medidas a fim de evitar os escorpiões: manter quintal limpo, mato roçado, ralos internos tampados e os externos com telas milimétricas, não deixar fiação elétrica exposta, vedar orifícios de paredes e telhados, evitar a proliferação de baratas, acondicionando o lixo bem fechado, instalar rodinhos de portas.
Na ocorrência de acidente, deverá procurar atendimento médico para as condutas cabíveis.

Atenciosamente,

Equipe de Zoonoses.

Responsável: SES-DZ